13º Salário

13º Salário

 

O 13º salário é um direito do trabalhador e uma obrigação do empresário. Como o nome já diz, o 13º salário é como se o empregado recebesse um salário a mais por ano.

publicidade:

O patrão juntamente com seu empregado deve entrar em acordo, de qual a melhor data a ser acertado o 13º. O pagamento do décimo é parcelado em duas vezes.

A primeira parcela deve ser paga ao funcionário, entre o dia 1 de fevereiro até o dia 30 de novembro. Já a segunda parcela do 13º deverá ser paga até o dia 20 de dezembro, lembrando que essas datas podem ser modificadas em acordo de patrão com funcionário.

publicidade:

Quem Tem Direito de Receber o 13º?

Qualquer funcionário tem direito de receber o décimo. Tanto funcionários rurais como urbanos ambos têm o mesmo direito. Lembrando que a descontos no 13º.

O funcionário que falta muito em algum mês, sem a devida justificativa, terá um valor reduzido no décimo. Como o 13º é um salário “abono” ele será descontado devidamente, conforme o número de faltas.

Muitos não sabem, mas funcionários que trabalham recebendo gorjetas também deveram receber a mais no 13º. Esse valor de gorjetas deve ser aplicado no décimo, desde que não chegue a 50% do valor total do salário mensal.

O que fazer com o 13º?

A maioria das pessoas pega a parcela do seu décimo, bem perto do natal. Sendo assim, é como se apenas passasse na mão do trabalhador.

Portanto se você tem alguma conta. Tente paga-las com seu décimo, passe um pouco apurado no natal, mas comece o ano sem contas. Assim irá facilitar sua vida no próximo ano.

Outra dica para fim de ano é começar segurar dinheiro alguns meses antes do final do ano. Pois final do ano, a maioria viaja e família reunida, os gastos são eminentes.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *