Bolsa de Valores

Bolsa de Valores

A maioria das pessoas encontram um enigma, ou coisa do outro mundo, quando o assunto é Bolsa de Valores. Mas a realidade não é tão complexa como todos imaginam muitas pessoas com pouco estudo encontra oportunidade de ganhar muito dinheiro, apenas investindo o seu capital em ações na Bolsa.

O que é Bolsa de Valores

Bolsa de Valores, nada mais é do que um mercado transparente onde qualquer pessoa pode negociar ações de empresas de capital aberto (ex: Petrobras, Vale do Rios Doce). Para ter ações em Bolsa, a Companhia deve ser aberta ou pública, isso não quer dizer que ela tenha que pertencer ao Governo e sim que o público geral possa deter suas ações.

publicidade:

No passado o Brasil chegou a ter nove Bolsas de Valores, mas a principal atualmente é a BM&FBOVESPA, que foi criada em 2008 na fusão entre Bolsa de Mercadorias & Futuros e Bolsa de Valores de São Paulo. Com essa fusão a BM&FBOVESPA, se tornou a maior Bolsa da América Latina e a terceira maior do mundo.

Como Funciona

Na língua do mercado a venda de ações é denominada “pregão” físico ou eletrônico. O físico é a tradicional gritaria dentro da Bolsa, mas vem perdendo espaço ano após ano para o pregão eletrônico, que em 2004 foi responsável por 90% das negociações da Bovespa. O pregão eletrônico também facilita a compra de ações para pessoas que são novas no ramo, e também agiliza as negociações entre as corretoras, que conversam entre si em tempo real.

publicidade:

Ações

As ações são dividas em dois tipos, ON (Ordinária Nominativa) que dá direito ao acionista votar em assembléias sobre definições e projetos da empresa e PN (Preferencial Nominativa) que não dá direito ao voto. Em tese quem compra ações em baixo ou alto valor, passa a ser um “sócio” da empresa, onde irá participar dos lucros e também dos prejuízos.

Vídeo Aulas para Bolsa de Valores

http://www.youtube.com/watch?v=ur5WyFZNvVs

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *