Caixa 2 – O que é

Caixa 2 – O que é

Antigamente pouco se falava de caixa dois e até hoje poucas pessoas sabem o que realmente significa o caixa dois. Em todo caso esse termo ficou bastante conhecido quando foi praticado pelo governo brasileiro, visando que essa forma foi um meto muito utilizado por alguns governantes para tirar mais dinheiro do governo além de seus salário mensais.

publicidade:

Caixa 2

Antes de mais nada é bom lembrar que o termo caixa 2 existi desde que foi criado a fiscalização tanto para empresas quanto para os governos. Em todo caso o caixa 2 consiste em basicamente sonegar impostos, ou seja, fazer notas fiscais com os valores bem menores do que o valor real do produto ou serviço realizado.

Dessa forma são cobrados menos impostos da empresa e também do dinheiro adquirido, já a outra parte denominada caixa 2 sobre quase que integralmente para a empresa. Além disso, essa prática também entra no crime de lavagem de dinheiro, visando que a lavagem de dinheiro também consiste em sonegar impostos.

publicidade:

Caixa 2 como é descoberto?

A prática de caixa 2 é muito realizada justamente por ser difícil sua identificação pela fiscalização, principalmente se for empresas de empresários que tem pouco patrimônio. Além disso, esse tipo de sonegação fiscal só é realmente descoberta quando o empresário começa a dar muito na cara e adquirir vários bens que não conseguiria adquirir caso não ganhasse um bom valor.

Sendo que é nessa hora que a fiscalização age, estudando um pouco do passado e do presente do empresário e procurando saber um pouco mais do fluxo de vendas da empresa do mesmo.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *