Como é calculado o PIB no Brasil

Como é calculado o PIB no Brasil

Cálculo do PIB
Para chegar ao número do PIB de uma determinada região, o IBGE agrupe vários índices.

Sem dúvida, você já deve ter ouvido falar em uma palavra chamada PIB, principalmente no noticiário ou nas sessões de economia nos jornais. Segundo as informações divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que é a instituição responsável pela divulgação do cálculo desse indicador econômico, o Produto Interno Bruto (PIB) é o principal termômetro econômico de uma determinada região, que pode ser tanto uma cidade quanto um país ou grupo de nações.

Apesar desse indicador ter o seu nome estampando ou dito em diversos veículos de comunicação, muitas pessoas não sabem como é calculado o Produto Interno Bruto. De acordo com os responsáveis pelo resultado, a fórmula  para chegar no número do PIB é essa: “consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governos + exportações – importações”.

publicidade:

Além do desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços, entram também no cálculo do PIB a produção na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balança comercial.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *