Como Economizar para Comprar um Apartamento

Como Economizar para Comprar um Apartamento

Não podemos negar que comprar um apartamento ou qualquer outro imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto não é algo simples, que acontece da noite para o dia (ainda mais com o Brasil em crise). Por conta disso vim hoje te ajudar a realizar esse sonho e mostrar Como Economizar para Comprar um Apartamento.

O melhor de economizar e conseguir comprar seu imóvel é que tudo foi fruto de um planejamento financeiro, tornando nossa conquista ainda melhor. O principal objetivo é não entrar em dívidas, e fazer tudo conforme o planejado.

publicidade:

Como Economizar para Comprar um Apartamento

Acredite: é fácil conseguir, você só terá que rever seus comportamentos e agir para colocá-los no caminho correto. Com foco e muita disciplina, é possível comprar um apartamento e ver seu sonho se tornando realidade.

publicidade:

Por conta disso, separei algumas dicas que vão te ajudar nessa conquista. Confira:

1. PLANEJAMENTO

Comprar um apartamento é uma decisão extremamente importante para tomar na vida. Isso se deve pelo fato de ser um grande investimento, e sem dúvidas, essa decisão merece uma atenção especial e muito planejamento.

A primeira coisa a ser feita é verificar o quanto você pode poupar por mês. Feito isso, monte uma planilha de gastos e recebimentos e comece a projetar esse valor pensando no futuro.

Esse será seu plano de ação, será seu planejamento. Então, independente do valor que você se comprometeu a guardar, faça uma poupança e deposite disciplinadamente ele todo mês. Caso tenha dificuldade, verifique com seu banco a possibilidade de transferir esse dinheiro automaticamente.

Uma coisa que vale a pena colocar na sua planilha são os gastos que acontecem de vez em quando. Por eles não serem rotineiros, muitas vezes acabamos esquecendo e colocando todo nosso planejamento por água abaixo. Então sempre conte com o IPVA, licenciamento do seu carro, material escolar dos filhos … etc. Com tudo isso na planilha, a chance de ser pego de surpreso é baixíssima.

2. JUNTE DINHEIRO SEM CHEGAR AO SEU BOLSO

Como dissemos acima, as vezes é muito fácil cair na tentação e colocar todo seu planejamento a ruínas. Eu sei, o sacrifício a ser feito é grande. Então, uma boa solução é não deixar o salário todo chegar ao seu bolso, e reter o planejado direto da fonte.

Essa é uma ótima maneira para ir se acostumando com sua nova disponibilidade de recursos. Pode parecer ser impossível, mas acredite: é uma questão de hábito.

E o quanto você sugere economizar?

Depende muito do seu salário e do seu custo de vida. Mas poupar em torno de 30% está excelente. Mais do que isso, pode te comprometer muito.

3. FAÇA RELAÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS

Outro fator importante para pensar antes de adquirir seu apartamento, é colocar na ponta do lápis e ver se você terá condições de mante-lo depois. De nada adianta se sacrificar para comprar, se não vai conseguir arcar com as despesas mensais.

Pensando nisso, sempre faça um balanço e uma comparação dos rendimentos com as suas dívidas mensais e os gastos em gerais.

Resultado de imagem para Como Economizar para Comprar um Apartamento

4. FAÇA CORTES ESTRATÉGICOS

Não tem como, para concretizar seu sonho, será necessário fazer alguns cortes estrategicamente. Não é necessário deixar de sair e viver igual ao Tio Patinhas. Mas analise o que dá pra reduzir na sua casa. Talvez a TV a Cabo, as inúmeras pizzas que acaba pedindo de madrugada, ou até mesmo aqueles gastos desnecessários na balada. Sempre dá para reduzir algo. E isso fará muita diferença no fim do mês (Por isso a importância de colocar tudo em um planilha, fica mais fácil a visualização).

Outra dica é estar atento ao seus gastos mensais. Será que é possível reduzir seu plano de internet e pegar um mais barato? E a conta do celular? Enfim, existem muitos custos mensais que podem ser reduzidos. Basta colocar no papel e querer isso.

Uma outra dica é evitar ao máximo o cartão de crédito. Ele sempre dá a falsa impressão que temos um poder de compra maior. Sem contar os juros embutidos. Você pode entrar em uma bola de neve sem perceber, e depois fica difícil para sair.

Caso esteja procurando um imóvel barato e de alto padrão em Alphaville (Barueri, SP), clique aqui e confira tudo sobre!

Essas dicas de Como Economizar para Comprar um Apartamento foram úteis para você? Então compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares!

 

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *