Como ser um Investidor

Como ser um Investidor

 

A Bolsa de Valores é um ótimo caminho para quem planeja ganhar dinheiro com “juros” em médio e longo prazo. Estudos comprovam que os papéis da Bovespa vêm se valorizando constantemente, o que promete ao acionista o dobro de rendimento se comparado com poupança ou outro fundo de renda fixa.

publicidade:

 Investir na Bolsa compensa?

Antes de investir, o investidor deve estar ciente de que a Bolsa nem sempre trás só ganhos. O faturamento da empresa é repartido com todos os acionistas, seus ganhos serão de acordo com seu número de ações, caso aja prejuízo ocorrerá da mesma forma, o valor será descontado de cada acionista.

Caso esteja certo de investir na Bolsa, procure empresas que já estão fixas no mercado, que já tenha um histórico de “bom negócio”. Quem consegue ganhar muito assumi risco, como investir em empresas que estão começando, caso no futuro essa empresa cresça e se torne fixa no mercado suas ações crescem assustadoramente, possibilitando o acionista ganhar muito dinheiro.

publicidade:

Mas se caso essa empresa for à falência, “alguns” são nomeados a cuidar dos bens restantes de empresa, sendo ressarcidos primeiramente os acionistas minoritários, depois os majoritários. Como as leis no Brasil são muito brandas nessa questão, muitas das vezes acontece dos Majoritários pegarem tudo e os minoritários não receberem nem mesmo 10% do que investiram.

Como investir?

Existem duas formas de investir na Bolsa, através de corretoras ou banco. As corretoras são credenciadas pelo Banco Central e faz esse “intermédio” entre o acionista e a Bovespa, o Banco oferece cestas que variam de valor conforme o movimento das empresas cotadas, nesse caso o acionista não pode escolher em qual empresa investir, o Banco que escolhe qual a melhor empresa e hora para investir.

Para escolher a melhor corretora, procure a que se adéqua a seu caso. As corretoras cobram pelos seus serviços diretamente do acionista e muitas não trabalham com baixos valores, por tanto uma pesquisa se faz necessária. Uma dica é ver se ela faz parte dos membros da Bovespa, assim será uma segurança a mais para o acionista.

Compra e Venda de Ações

Quem dita as regras do tipo e valor do investimento, é o investidor. Ele é responsável por passar para a corretora as ordens de compra e venda.

  1. Se o investidor quer comprar ou vender ações;
  2. Qual a ação que será negociada;
  3. A quantidade de ações que estarão na negociação;
  4. O preço dessas ações;
  5.  Até quando a pessoa quer manter essa ordem (por quanto tempo a pessoa ficará comprando ou vendendo determinadas ações).

 

 

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *