Compensa Comprar um Imóvel na Planta?

Compensa Comprar um Imóvel na Planta?

Com o cenário econômico atual do nosso país, muitas pessoas acabam tendo esse dúvida e me perguntando: Ainda Compensa Comprar um Imóvel na Planta? Pensando nisso, e até mesmo as vezes na escassez de informações que existe na internet, resolvi fazer esse artigo dedicado para você.

Essa incerteza que estamos vivendo em nossa economia, sem dúvidas está afetando o setor imobiliário. E gerando até certas dificuldades na hora de financiar um imóvel.

publicidade:

Mas por que isso acontece?

Isso acontece pois qualquer financiamento é um investimento de longo prazo. Então a compradora precisa ter uma certa segurança para poder arcar com as parcelas. Entretanto, com o país em crise, a inflação está elevada e o risco de perder o emprego também é altíssimo.

publicidade:

Ou seja, o principal problema que está acontecendo no setor imobiliário é a falta confiança em todos os sentidos!

E isso afeta diretamente as construtoras, pois acabam tendo que reduzir ou atrasar lançamentos, consequentemente passam por dificuldades financeiras e o emprego vem apenas diminuindo para o trabalhador. Tudo isso vira uma bola de neve.

Dentro dessa perspectiva foi que eu resolvi fazer esse artigo para você, e esclarecer todas suas dúvidas. No decorrer dele vou falar sobre os seguintes tópicos:

  • Compensa Comprar um Imóvel na Planta?;
  • Vale a pena comprar um apartamento na planta para revender?

 

Compensa Comprar um Imóvel na Planta?

Para tirar essa dúvida da sua cabeça, resolvi listar alguns pontos para você tirar suas próprias conclusões. Veja abaixo:

Condição de pagamento: Em geral, o comprador paga 30% do valor do imóvel até pegar as chaves. O restante pode financiar com algum banco;

Prazo para planejar a mudança: Por causa do tempo de entrega, é possível planejar com tranquilidade todos os preparativos e as mudanças;

Documentação descomplicada: Apartamentos na planta dificilmente vão apresentar problemas na documentação, evitando essa dor de cabeça;

Instalações modernas: Isso evita custos e transtornos com manutenção e reformas;

Facilidade de reforma: Sem dúvidas fica mais fácil quebrar e construir parede, ampliar ou reduzir algum cômodo;

Entretanto essas são as vantagens, é necessário analisar outros aspectos para saber se realmente compensa comprar um imóvel na planta, ou se é melhorar comprar uma casa pronta. Falando em casa pronta, Barueri por exemplo tem boas oportunidades, veja essa casa a venda em Barueri.

E quais são esses outros aspectos?

Acredito que não valha a pena comprar um imóvel quando você tiver pressa para morar, pois como toda obra pode gerar atrasos, já que depois de entregue, você terá que colocar pisos e fazer um acabamento final.

É necessário também ter um conhecimento técnico do mercado para realizar esse sonho. De nada adianta comprar qualquer coisa e ter problemas no futuro.

Outro ponto para se analisar é a inflação. Em um cenário que tenha uma inflação alta, corre o risco do seu imóvel ter o m² extremamente valorizado e você não conseguir vende-lo no futuro.

Vale a pena comprar um apartamento na planta para revender?

Comprar um imóvel e encará-lo como investimento, sem dúvidas é uma operação bastante usada por pessoas do mundo inteiro. Apesar do Brasil não ser tão forte como os Estados Unidos, nas grandes cidades brasileiras isso já está se tornando cultural.

Segundo o CRECI, um imóvel na planta pode valer 50%  a mais do que um imóvel usado. Ou seja, muitas vezes o que acontece é já obter um lucro ao receber as chaves. Entretanto isso não é uma regra, depende de algumas fatores.

Depende exatamente do que?

O que tem que ser analisado é se o imóvel vai ter alta liquidez. Ou seja, se ele tiver demanda (alta procura) mais liquidez ele vai ter e mais ele vai valorizar. E isso depende se o imóvel é bem localizado e tiver uma boa planta.

Nossa dica é ter paciência e disciplina. Antes de fazer uma compra como essa, coloque tudo na ponta do lápis e veja se vale realmente a pena. Sugerimos comprar quando tiver todos os recursos disponíveis para o pagamento a vista. Essa sim é a melhor opção.

Se esse artigo sobre se Comprar um Imóvel na Planta, foi útil para você, compartilhe com seus amigos e familiares. Caso já tenha comprado um imóvel na planta, conte como foi sua experiência.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *