Consultar Renavam

Consultar Renavam

Hoje em dia com o uso da internet, os Detrans dos estados brasileiros e também do mundo ficaram praticamente interligados em tempo real uns com os outros. Dessa forma fica mais fácil o controle de multas e irregularidades nos veículos.

publicidade:

Antigamente antes desse sistema por internet, a pessoa recebia uma multa e só aparecia multa no estado que ela foi punida, nos outros estados o documento aparecia livre e sem multa.

O que é o Renavam?

Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), como o próprio nome já diz ele funciona como um registro único que o carro ou qualquer veiculo automotor terá em toda sua vida útil. Mesmo com troca de estado ou país em hipótese nenhuma esse número poderá ser trocado.

publicidade:

Basicamente ele funciona como um RG do carro, onde ele será identificado em qualquer lugar que esteja. O numero também comprova que seu comprador fez todos os trâmites legais.

Pois quando o carro é 0 km, adquire-se o Renavam na hora do emplacamento. Além disso, ao consultar o valor do seu IPVA o numero do Renavam também é utilizado.

Como consultar o Renavam?

As consultas de IPVA são quase todas feitas pelo Ministério da Fazenda, ao contrario de ser no Detran como todo mundo pensa.

No caso o cliente não vai consultar necessariamente o Renavam e sim irá utilizar seu numero para consultar o valor do IPVA. Isso mesmo, o Renavam não tem custo algum para o proprietário.

Os custos anuais do seu carro são IPVA e Seguro Obrigatório. O Renavam é apenas o numero identificador do carro.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *