Deflação – O que é

Deflação – O que é

A inflação é algo muito discutida em nosso país. Isso acontece por que a economia do Brasil ainda está em faze de crescimento, e nessa faze as principais características de um país é aumentar o salário minimo dos trabalhadores e controlar a importação e exportação.

publicidade:

O que ajuda ainda mais descontrolar a inflação, pois a principal causadora da instabilidade da inflação é o aumento do salário minimo. Pois no primeiro mês de pagamento do reajuste do salário minimo, o furo nos cofres públicos é enorme, o que causa uma grande instabilidade na economia do país.

O que é a Deflação?

Não se engane pensando que a deflação é o recuo da inflação. Quando a taxa de inflação caí de 30% para 15% acontece uma desinflação, que é quando a inflação recua devido a economia e os reajustes do país.

publicidade:

A deflação funciona basicamente como um começo de falência de uma empresa. Quando uma empresa tem baixa procura de serviços, se vê obrigada a diminuir os valores dos serviços prestados para que seja maior a procura. Em todo caso o aumento do serviço não quer dizer grandes lucros.

Nesse caso acontece uma deflação, que é quando a empresa se vê obrigada a baixar os preços tanto que podem chegar a falência, devido ao pouco lucro em cima de suas prestações de serviço.

A deflação ainda pode piorar devido a baixa do valor da moeda, a alta dos juros e também a falta de circulação de dinheiro ou crédito dentro da empresa.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *