Direitos Autorais na Internet

Direitos Autorais na Internet

Violação dos direitos autorais na internet (Foto/Divulgação)

Uma nova Cultura Virtual

Com a expansão do mundo virtual começou um novo surgimento, podemos chamá-la de “Nova Cultura”. Esse novo conceito acabou gerando muitas comercializações, e criações de idéias novas para o mundo da publicidade, junto com ela veio às copias também. Sabemos que essa discussão vai longe, na internet se encontra de tudo, conteúdos de pessoas anônimas e outras por criadores que registram seus direitos autorais em seus trabalhos.

Podemos apresentar um exemplo de um proprietário de um livro, ou, seja um autor; que sua obra foi posta para o mundo inteiro acessá-la, caso sua obra seja fruto de outras analises gerando outros conhecimentos até mais avançados do que o próprio criador, como fica essa legislação de direitos autorais? Pois estamos tratando de propriedade intelectual.

publicidade:

Um aluno que faz pesquisa para uma instituição de ensino usa conhecimentos e pesquisas feitas por autores e não mencionam como bibliografia em seus trabalhos, ele está infringindo a lei? Bom ao meu ponto de vista, primeiramente se tratando de educação, pode dizer que além de ilegal é uma falta de respeito com o conhecimento do autor, pois sendo que as idéias partiram todas dele, no mínimo devemos pensar ao respeito.

Fiscalização pela rede, o autor Gandelman com que “os direitos autorais continuam a ter sua vigência no mundo online, da mesma maneira que no mundo físico. A transformação de obras intelectuais para bits em nada altera os direitos das obras originalmente fixadas em suportes físicos”.

publicidade:

O editor é obrigado a mencionar:

1. título da obra e seu autor
2. no caso de tradução, o título original e o nome do tradutor
3. ano da publicação
4. nome da editora.

Fonte: Scielo

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *