Inflação – O que é

Inflação – O que é

Quando o preço de algo aumenta no supermercado, existe uma razão, e essa razão não é apenas a vontade do comerciante e sim um monte de fatores que resultaram no aumento de tal produto. Esse baixa e aumento de valores é denominado inflação.

publicidade:

A inflação pode aumentar e diminuir, sendo que a inflação zero é o ideal, pois mantém a estabilidade nos preços dos produtos vendidos em nosso país.

Como funciona a inflação?

A inflação pode ser divida em duas partes. Sendo a primeira parte a inflação de demanda, onde  se agrega bastante demanda em um ponto de produção especifico. Basicamente a inflação de demanda acontece quando o serviço chega quase ao teto dos trabalhadores disponíveis.

publicidade:

Nesse caso para que o país não afunde em inflação de demanda, sua economia deve mirar para outro lado, dispersando a procura agregada em alguma área.

A segunda parte é a inflação de custos. Esse tipo de inflação é o que mais acontece em nosso país, o valor dos produtos aumentam e a demanda continuam as mesmas devidos aos gastos dos países e seus habitantes. Em todo caso o principal causador da inflação de custos é o aumento do salário.

O que a inflação trás a um país?

O país para estar bem estável, também deverá estar com sua inflação controlada. Caso esteja controlada, ela só trás ganhos para o país, mas caso esteja em descontrole é como um bola de neve, caso não seja resolvida, só irá aumentando os problemas.

No caso do nosso país, segundo o governo Lula as inflações estavam controladas quando o governo foi entregue a Dilma. Lembrando que a cada aumento de salário a inflação se descontrola.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *