IPTU 2012

IPTU 2012

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), tem que ser pago anualmente pelo dono do imóvel ou do inquilino, isso combinado conforme no contrato do aluguel. O IPTU é calculado e emitido pela prefeitura de sua cidade, portanto tudo relacionado ao IPTU primeiro passa pela prefeitura.

publicidade:

Muitas prefeituras utilizam o dinheiro do IPTU para fazer benfeitorias para as cidades. Pois o valor do arrecadamento anualmente é muito alto.

Como conseguir a segunda via do IPTU 2012?

A forma de emissão do IPTU vária entre estados e cidades. Algumas cidades emitem seu IPTU em forma de boletos já parcelados pela prefeitura, outra cidade já emiti o boleto apenas em uma folha na qual o cliente pode optar por pedir parcelamento ou pagar o boleto com o valor total que recebeu.

publicidade:

Em algumas cidades para o parcelamento do IPTU, a pessoa tem que esperar que o IPTU vença a data para pagamento. Depois disso o dono do imóvel é convocado no fórum e ai sim poderá pagar seu IPTU em parcelas.

Em ambos os casos, os contribuintes que tem por obrigação pagar o IPTU devem procurar a prefeitura de sua cidade para pedir a segunda via de seu IPTU. Infelizmente não existe uma forma mais simples de emitir a segunda via do boleto.

O que acontece caso não pague o IPTU?

O dono do imóvel que opte por não pagar mais seu IPTU, corre o risco da prefeitura querer recorrer seu terreno e sua construção sobre esse terreno. A prefeitura irá entrar em negociação com o dono do imóvel.

Caso nenhuma das negociações sejam cumpridas a prefeitura pode optar por tomar o terreno junto com a construção.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *