Malha Fina

Malha Fina

 

A Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física ou simplesmente Malha Fina, é o terror de qualquer brasileiro na hora de prestar contas com a Receita Federal. Segundo estudos, está cada dia mais comum o contribuinte brasileiro cair na Malha Fina.

publicidade:

Isso mesmo, em números são cerca de 500 mil contribuintes que caem anualmente na Malha Fina.

O que é a Malha Fina?

A Malha Fina é o departamento responsável por analise nas declarações de imposto de renda. Esse departamento resolve se o contribuinte está informando a verdade ou não em sua declaração.

publicidade:

O principal responsável por cair na malha fina é a falta de informações na declaração do imposto de renda. Essa falta de informação gera dúvidas a Malha Fina, é quando o contribuinte cai e o que iria sair caro, sairá mais caro ainda.

Cerca de 10% das declarações enviadas a Receita Federal caem na Malha Fina. Para chegar nessa conclusão é feito uma pesquisa nos dados do contribuinte, essas informações são estudadas até o veredito final.

Como não Cair na Malha Fina?

A primeira precaução é tomar cuidado na hora de preencher seus dados. Se você trabalha com contador peça seu auxilio, se não procure alguém que já tenha experiência em declaração do imposto de renda.

A Receita Federal tem um banco de dados, caso algum dado do contribuinte não bata com esse banco de dados, será averiguado cautelosamente. Caso comprovado o contribuinte terá que pagar multa, com o valor estipulado pela própria Receita.

Outra dica é tomar muito cuidado quando for declarar via internet. Todo ano a Receita gera um programa no qual o contribuinte irá usar para declarar seu imposto de renda. Caso o contribuinte errar o programa, ele também deverá pagar multa.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *