Nota Avulsa para Transporte

Nota Avulsa para Transporte

Muitas pessoas confundem nota fiscal do produto, com nota fiscal do transporte. Quando vamos transportar pequenas coisas em ônibus, como por exemplo transportar um notebook no ônibus, é obrigatório que o dono do aparelho carregue sua nota fiscal. Em caso de blitz policial que aconteça revista no ônibus, a pessoa deverá apresentar a nota para evitar transtornos.

publicidade:

No caso de transporte em grande escala, na qual contratamos uma transportadora para fazer o serviço, é sempre necessário além das notas fiscais dos produtos, uma nota fiscal para o transporte. Com a emissão dessa nota fiscal, a transportadora está apta perante a lei para transportar seus produtos.

Como emitir uma Nota Avulsa para Transporte

A Secretária de Estado da Fazenda também é a principal responsável por emitir nota fiscal avulsa para transporte. Sendo que alguns estados oferecem no seu próprio site uma forma simples e fácil de emitir essa nota fiscal para transporte.

publicidade:

Mas como toda regra tem sua exceção, alguns estados não oferecem esse tipo de serviço em seu site, sendo necessário que a pessoa procure uma agência do SEFAZ para que possa ser feita a emissão da nota fiscal avulsa.

Em todo caso, esse serviço é feito no ato e a pessoa que precisa da nota deve seguir apenas algumas regras e levar alguns documentos para que a emissão seja feita. Em todo caso para que fique mais claro basta entrar nesse site, esse site é do SEFAZ do Acre e essa página mostra quais documentos são necessários e quais padrões são seguidos.

Qual o problema de transportar sem nota?

Caso não seja pego em nenhuma blitz e nem seja parado por nenhuma viatura da policia Federal, não vai haver problema algum. Mas caso seja pego a carga será apreendida e o motorista também ficará detido.

Em todo caso isso é muito comum de acontecer em cargas de madeira ilegais, que no caso o caminhoneiro leva a chamada “nota fria”, onde o caminhoneiro leva o papel como se fosse uma nota, mas que não tem valor fiscal nenhum.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *