O que é CPMF

O que é CPMF

Como no nosso país são cobrados muitos impostos, muita das vezes nos deparamos com alguma sigla conhecida, principalmente que já ouvimos em jornais que se relacionam constantemente a sigla ao governo. Entre essa siglas está a CPMF, sendo uma das siglas mais ouvidas ultimamente e também pode ser uma das taxas de impostos mais importantes para o país e nem tanto para o consumidor que acaba pagando muito mais por um produto.

publicidade:

CPMF

CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira), foi criada para substituir a antiga CPMF que também fazia a mesma função que faz atualmente a CPMF. Em todo caso sua aplicação só pode ser Federal, assim como no caso do IOF que também só pode ser instituído em regime Federal.

Como o próprio nome já diz, se trata de uma um imposto cobrado em cima de movimentações financeiras de valores de crédito e direitos como no caso de ações que também são voltadas a fins financeiros. Sendo assim tudo que se trata de crédito ou empréstimo, financiamento, qualquer coisa que esteja ligado ao dinheiro e seja transmitido de uma instituição para pessoa ou de instituição para instituição é cobrado CPMF.

publicidade:

Segundo o Governo brasileiro uma boa parte do que é arrecadado no CPMF é voltado para as instituições municipais, estaduais e federais de saúde.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *