O que é IOF

O que é IOF

O Brasil é campeão em cobrança de impostos e taxas, sendo assim nosso país acaba fazendo jus ao título de ser o país que cobra mais impostos no mundo. Além disso, existem alguns países desenvolvidos que a taxa de impostos chega a ser 4 vezes menor do que se comparado com as taxas de impostos cobradas no Brasil.

publicidade:

Em todo caso essas taxas acabam influenciando em muita coisa, principalmente no bolso do consumidor brasileiro. Essa realidade é algo que temos que conviver, pois cada vez que o salário aumenta consequentemente os impostos também acompanham, por isso quando o brasileiro acha que vai ter alguma vantagem se encontra com uma taxa absurda de impostos.

IOF

Entre essas taxas de impostos está o IOF, com certeza você já ouviu falar do mesmo, principalmente quando adquiri um empréstimo pessoal ou saca o limite do cheque especial. Em todo caso IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), se trata de um imposto federal, sendo assim pode ser cobrado apenas por uma União.

publicidade:

Além disso, o mesmo é aplicado apenas em algumas situações. Essas situações são, em negociações de títulos imobiliários, negociações de cambio financeiro e operações de crédito como no caso de um financiamento, empréstimo ou qualquer outra forma de obtenção de crédito parcial.

O valor do IOF depende muito do montante do valor no qual está em jogo. Sendo assim a variação para cada modalidade é grande e não costuma ter um valor fixo.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *