Taxa Selic

Taxa Selic

O brasileiro é tão acostumado pagar taxas e impostos que nem se perguntam de onde nasceu essas taxas e se elas têm nomes. Em todo caso, não é culpa da própria pessoa, todos os anos são criados varias taxas nas quais ficam difícil a te mesmo a memorização de todos esses nomes.

publicidade:

Mas existem algumas taxas principais, nas quais existem nomes fixos que já são cobradas no nosso país há muitos anos.

O que é a Taxa Selic?

Primeiramente Selic significa (Sistema Especial de Liquidação e de Custodia), ele é responsável por criar índices de taxas e os juros cobrados nelas. Ou seja, ele é a principal taxa e as outras taxas se baseiam em seus valores para ser cobradas no país.

publicidade:

A taxa Selic é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), além disso, a taxa Selic não é fixa. A taxa muda de valor diariamente de acordo com as operações de financiamentos feitas no país.

Lembrando que a taxa Selic é voltada para o lado financeiro de bens moveis e imóveis, ou seja, ela influi na tabela de juros de financiadoras como os bancos.

Valor da Taxa Selic

A Receita Federal divulga mensalmente a Taxa de Juros Selic, onde qualquer pessoa poderá revisar as porcentagens de cada mês e poder fazer até comparações para um próximo ano.

Além disso, o site dispõe a taxa Selic de anos anteriores, nos quais dá para ver nitidamente as oscilações dos juros da taxa Selic. Quem quiser ver as taxas de juros pode entrar nesse site.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *